Carlos Roberto Nogueira

Estou de passagem neste mundo, aprendendo e ensinando.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Fora da Curva

Fora da Curva

Minha vida, desde a infância foi pautada por seguir meus instintos e meus desejos que sempre me levaram para fora da curva tradicional que a maioria das pessoas mais cedo ou mais tarde acabam aceitando como sendo o certo para elas também.
Para mim sempre foi muito diferente, eu sempre me posicionei fora da imensa maioria seja nos desejos de família, consumo, riqueza, prestigio, enfim fiquei sempre como sendo do contra embora sempre respeitando as escolhas da maioria contra as minhas.
Não defendo as minhas teses com ninguém, preciso apenas defendê-las  para mim mesmo, pois o tempo todo tentam me forçar a retornar para a trajetória normal da curva.
Acho interessante como as pessoas sem perceberem aos poucos acabam sendo trazidas  para assumir sua posição na curva.
Aprendi muitas coisas nesta vida e uma das mais importantes é sempre questionar o que nos dizem outras pessoas sobre o que devemos fazer, mesmo que essas pessoas sejam estudiosas do assunto isso não quer dizer que sejam donos da verdade. Alias a história nos mostra que a verdade é algo que está constantemente sendo questionada e mudada de acordo com o tempo e com os novos conhecimentos adquiridos pela humanidade. A terra sempre foi redonda e sempre girou em torno do sol, mas nem sempre essa foi a verdade aceita.
Por isso muitas verdades de hoje talvez sejam coisas ridículas no futuro, por isso questione sempre, teste sempre as teorias, pense sobre outras soluções para os mesmos problemas.
Exerça seu livre arbítrio, pois não nascemos com um manual de instruções dizendo o que podemos e o que não podemos fazer, como devemos nos comportar, o que devemos comer, como devemos viver, com quem devemos nos relacionar, enfim nada nos é imposto, e por que então deixamos a sociedade nos impor a maior parte de coisas que deveriam ser nossa livre escolha?
Por isso prefiro mil vezes errar por minha cabeça e aprender algo com cada erro, do que acertar pela cabeça dos outros e não deixar nenhuma marca da minha passagem por aqui, pois tudo que fiz foi replicar o que me disseram outras pessoas, e ai vem pai, mãe, irmãos, amigos, chefes, professores… etc… porem isso não significa que serei cego e surdo aos conselhos e ensinamentos dos outros. Uma coisa é escutar, elaborar um pensamento a partir do que escutou e do que você mesmo considera o mais acertado e então tomar uma decisão, que pode ser igual, semelhante ou diferente do que lhe foi aconselhado ou ensinado. Isso é livre arbítrio.
E ai está o cerne da questão: Decisão. Ela tem de ser sua. Não pode ser imposta. Não pode ser automatizada.
Você já se perguntou o motivo de estar aqui? Veja bem, a maioria das pessoas, nasce, brinca na infância, depois vai pra escola, se forma em alguma profissão ou não, depois entra no mercado de trabalho, vira um consumidor e contribuinte, na velhice adoece e se torna um estorvo para a sociedade e a família e finalmente deixa esse planeta e após alguns anos nada do que fez será lembrado. Estou aqui falando da maioria das pessoas, pois aquelas pessoas que são sempre lembradas após anos, séculos ou milênios da sua morte são pessoas que ousaram andar fora da curva.
Fazendo uma auto critica embora sempre esteja fora da curva me sinto um fracassado, pois não considero que tenha feito o que era a minha tarefa fazer, pois não percebo nada que eu tenha feito que marcará minha estada aqui. Morrerei e serei mais um que veio e que nada ou pouco fez de importante. Operei um monte de pacientes, ajudei pessoas em vários momentos, mas ainda assim tudo isso será esquecido rapidamente.

Pense nisto….

Nenhum comentário:

Postar um comentário