Carlos Roberto Nogueira

Estou de passagem neste mundo, aprendendo e ensinando.

sábado, 24 de agosto de 2013

A cultura do medo

Vivemos a cultura do medo, em que tudo parece conspirar contra a sua felicidade, pois a todo momento a mídia nos bombardeia com informações que nos deixam preocupados com nosso presente ou nosso futuro. Noticias e matérias de apocalipse, desastres, doenças e tragédias em massa sempre dão bom ibope e parece que as pessoas gostam de viver com esse medo. Na saúde, área em que atuo há mais de 30 anos, vejo a cada dia aumentar o medo de ter algum tipo de doença, e as pessoas fazem inúmeros exames aonde gastam tempo e dinheiro sem necessidade, alem disso o stress gerado por toda essa preocupação acaba na verdade colaborando para doenças da modernidade, como depressão, sindrome do pânico, hipocondrismo, etc. Além disso hipertrofiamos a industria de seguros, a qual parece nos dar uma sensação de "segurança" , mas que na verdade serve apenas para aumentar o nosso custo de vida sem nos dar nada em troca por isso.
Acredito que precisamos trocar o medo por um modo de vida mais inteligente, por exemplo, que tal ao invés de se ter medo da doença, a gente começar a ter ações que mantenham a nossa saúde. Ao invés de seguro, que tal a gente tomar os devidos cuidados para evitar acidente, roubos, e mesmo a morte prematura, e com isso ter uma vida melhor, menos custosa e com mais tempo real de vida.
Recentemente tivemos 2 episódios de datas que chamaram muito a atenção de todos até a sua chegada, porém essas datas ao se tornarem reais mostrou que o medo que elas geravam eram totalmente infundados. Em 2000 tivemos o chamado bug do milênio e em 2012 o fim do calendário Maia em que varias matérias e documentários diziam que o fim do mundo ocorreria em dezembro daquele ano. O tempo passou e o sol continuou nascendo, assim como também todas as nossas outras rotinas, e nada realmente aconteceu, mas o mal que o medo fez nas pessoas esse não tem como apagar.
Portanto te digo, não tenha medo do que o mundo vai te dar hoje, mas olhe dentro de você mesmo e veja o que você tem para oferecer ao mundo hoje. Amanhã é um tempo que não existe e que ninguém pode realmente prever o que irá acontecer com a sua vida quando o amanhã chegar.
Viva sempre o seu dia como se fosse o ultimo dia da sua vida. Ao final do dia você descobrirá que errou na previsão, mas um dia sem que você saiba você acabará acertando.... mas até esse dia chegar você terá realmente vivido a sua jornada plenamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário